Casamento sustentavel

Casamento sustentável: ong faz convites com papel reciclado e ajuda jovens em risco social

Entre as opções sustentáveis para os casais que se preocupam com a sustentabilidade os convites de casamento feitos com papel reciclado estão entre uma das opções. O termo está ligado com um tripé que leva em consideração as seguintes características: deve ser ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável. Através deste conceito o Instituto Reciclar destaca se na produção destes convites. Os convites são feitos por adolescentes em risco social e situação de vulnerabilidade, como uma forma de inserção no mercado de trabalho.

Através da confecção desses convites e de outros produtos produzidos com papel reciclado os jovens têm a oportunidade do primeiro emprego com carteira assinada, ganhando um salário minimo. Eles também recebem treinamento, aprendem sobre responsabilidade ambiental e realizam atividades relativas a cada etapa do processo de reciclagem de manufatura de produtos especiais e reciclagem do papel, treinando o nado profissional.

Toda renda obtida é revertida para o Instituto Reciclar, ou seja, os noivos estarão contribuindo diretamente com a ONG. Além disso o papel reciclado possui um design sustentável o que, por si só já conta com um visual característico.

Os noivos podem optar por modelos próprios do Instituto ou dar sugestões de como gostariam que os convites fossem confeccionados. Em média de 15 dias um pedido com 150 convites fica pronto. Contudo, para garantir que todos serão convidados a tempo, o ideal é que o pedido seja fechado três meses antes. Os noivos podem visitar o Instituto como uma oportunidade de saber como são feitos os convites e como os mesmos estão contribuindo para a formação desses jovens. O Reciclar é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1995, localizada na região de Jaguaré, São Paulo. No ano de 2013 cerca de 40 mil itens foram confeccionados, entre convites de casamento, cadernos, calendários de mesa e cartões de visita. Durante esses 18 anos mais de mil pessoas, entre adolescentes e adultos, moradores da comunidade, foram atendidos.

Para conhecer ainda mais o trabalho do Instituto acesse o site:  http://www.reciclar.org.br/

Apaixonada pelo universo de casamentos, administra este blog e auxilia as noivinhas do Quem Casa Quer Site :)